Interferência: homenagem a Juarez Soares




No Interferência, que está no vídeo acima, acompanhe um trecho do programa "Apito Final", no dia da conquista da Copa de 1994; e outro da conversa de Juarez Soares com o apresentador Carlos Fernando, quando ele lembrou da estreia do Balancê, que recebeu Florestan Fernandes, no momento em que o país vivia o processo de redemocratização, mas ainda tinha resquícios de dias nada fáceis. 

Há pouco mais de 16 anos, em 17 de julho de 1994, a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato. Na TV, o Show do Esporte teve comando de Luciano do Valle e, entre os inúmeros destaques da equipe, os comentários de Juarez Soares. 

Além da Bandeirantes, na TV, o jornalista passa também pela Globo, SBT, Record e Cultura. Até que há um ano, a crônica esportiva perde a inteligência e os comentários precisos de Juarez. Quando morre, em 23 de julho de 2019, aos 78 anos, estava atuando na RedeTV e também no time da Rádio Transamérica.

Aliás, no rádio, o China, como era conhecido, também teve grande destaque e a confiança de Pedro Luís Paoliello e de Osmar Santos. Ao lado deles e de outros nomes importantes do esporte, Juarez participa de momentos memoráveis em emissoras como Globo/Excelsior, Tupi e Gazeta. 

Nos anos 80, foi o primeiro apresentador do programa Balancê, outro projeto que tinha a marca do jornalista: a de valorizar a liberdade de expressão e não se limitar a assuntos esportivos. O programa estreia na Globo, em abril de 1980 e tem como primeiro apresentador justamente Juarez Soares. Em 1988, quando o programa era levado ao ar na Rádio Gazeta AM, o entrevistado foi justamente Juarez Soares. 

Ouça a edição especial levada ao ar no ano passado, no podcast Peças Raras, em que há outros trechos do programa Balancê:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast