Daniel Dias recebe homenagens; relembre entrevista em vídeo

Ele descobriu a natação quando já estava com 16 anos de idade, ao ver o nadador Clodoaldo nas paralimpíadas. 

Até 2004, a paixão maior ainda era o futebol, esporte com o qual quebrou várias próteses e preconceitos. Mas foi na água que quebrou recordes e tornou-se o maior medalhista brasileiro paralímpico do mundo, com 27 medalhas conquistadas em 4 edições de paralimpíadas. 

Daniel Dias foi escolhido como porta-bandeira da delegação paralímpica brasileira, na festa de encerramento dos jogos em Tóquio (reprodução: Sportv)

O mais premiado nadador paralímpico brasileiro e o décimo atleta do mundo que mais subiu ao pódio nos jogos, Daniel Dias anunciou sua aposentadoria, aos 33 anos. 

Agora, o exemplar esportista brasileiro, que inspira crianças com e sem deficiência a olharem para a natação, passa a ser um membro ativo da Laureus Academy. O grupo inclui atletas dedicados a usar o poder do esporte para tornar o mundo um lugar melhor. Dias se junta a outros 70 membros desta academia, que ajuda a melhorar a vida de mais de 6 milhões de crianças e jovens e apoia mais de 250 programas comunitários esportivos ao redor do planeta. 

Para que você conheça um pouco mais das motivações do nadador para a prática esportiva, reproduzo a seguir uma entrevista que a equipe do NET Educação (atualmente, Instituto Claro) fez, em 2016, na casa de Daniel Dias, em Bragança Paulista, e que tive a honra de conduzir. Aliás, desde 2014, a região conta com o Instituto Daniel Dias, que oferece treinamentos de natação paralímpica às pessoas com deficiência.

Outra marca de Daniel pode ser vista fora das águas também, o sorriso campeão que mantém estampado no rosto. Veja na primeira parte da entrevista, no vídeo abaixo:

Na casa do atleta, conversamos sobre o período dele na escola, sobre a alegria que ele tem em motivar crianças à prática da natação e da vitoriosa carreira desse nosso maior medalhista paralímpico. Veja nos outros blocos da entrevista:


Algumas fotos do encontro com Daniel Dias, registradas por Lívia Maria Capellari:
  

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA

(divulgação: Casa da Moeda)

Outra homenagem a Daniel Dias é a criação de uma tiragem limitada de medalhas estampadas com o rosto do nadador. A criação é da Casa da Moeda do Brasil e da Memorabília do Esporte e pode ser adquirida pela internet. A iniciativa faz parte da série “Grandes Ídolos do Esporte”.

Até a edição de Tóquio, o atleta acumulou 27 medalhas, em 4 edições dos jogos, sendo 14 de ouro.  


A APOSENTADORIA

O anúncio da aposentadoria veio em janeiro deste ano. Um dos motivos foi a reclassificação de inúmeros atletas da natação feita pelo Comitê Paralímpico Internacional, em 2019. Com isso, nadadores com deficiências mais leves que a de Daniel Dias passaram a concorrer na mesma categoria que ele. Esta será uma das bandeiras que o agora membro da Laureus Academy irá empunhar, a da luta para que haja justiça nas reclassificações de atletas, a fim de que possam continuar competindo em condições iguais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast