Especial multimídia celebra centenário de Paulo Freire

 Em site criado pelo Instituto Claro conteúdo gratuito inclui podcasts, reportagem, vídeo e planos de aula, em homenagem à trajetória do patrono da educação brasileira

Arte criada especialmente para o especial

Neste mês, comemora-se 100 anos do nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e considerado um dos mais importantes pensadores mundiais para este tema. Para celebrar a memória deste incentivador da alfabetização no País, o Instituto Claro lança uma série especial, com acesso gratuito, formada por conteúdo digital multimídia de referência para docentes e público em geral.

Entre os materiais que serão disponibilizados no site do Instituto Claro, estão: um podcast sobre cidadania, com participação do FreiBetto; dois podcasts relacionados à educação, sendo uma entrevista com PauloRoberto Padilha, sobre os tempos de fake news, e um audiodrama com texto deFernando Silveira e trilha sonora original de Reynaldo Bessa, abordando pensamentos de Freire em prol da educação; um vídeo sobre o livro Pedagogia daEsperança; uma reportagem a respeito da permeabilidade do pensamento freiriano; planos de aula abordando os temas ‘Alfabetização inspirada em Paulo Freire’ e ‘Paulo Freire e a histórica da educação popular no Brasil’ e uma linha do tempo contemplando a cronologia da vida e obras de Paulo Freire.

Para ter acesso ao conteúdo completo, basta visitar o site: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-aprender/estudos/paulo-freire-100-anos/ 


OS SABORES DO SABER


Gravação na produtora Play it Again: acima, Beatriz Kovacsik e Fernando Silveira. Abaixo, Reynaldo Bessa e imagem da mixagem da música criada para o audiodrama (Crédito: André Minassian)



Audiodrama tem texto e trilha inéditos

“Os Sabores do Saber” é o nome da peça teatral inédita escrita pelo ator e dramaturgo Fernando Silveira, da Cia. Literarte. Nesta adaptação para o formato de audiodrama (radioteatro), o texto destaca o pensamento e a pedagogia de Paulo Freire, por meio de cenas que demonstram o quanto o educador propõe uma educação pela vida, em que o contexto dos educandos faz toda a diferença.

A trilha sonora original, assinada por Reynaldo Bessa (ouça a música no Spotify), reforça a base da educação proposta por Freire. A montagem foi feita exclusivamente para o canal do Instituto Claro criado para as comemorações do centenário de Paulo Freire.

Ouça neste link ou no player abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast