Podcast #134 Homenagens a Paulo Freire

 

Arte do site que celebra o centenário de Paulo Freire (reprodução)

Neste episódio, acompanhe detalhes sobre o site multimídia criado pelo Instituto Claro para celebrar Paulo Freire. Você vai ouvir a música "Ensinar por Ensinar", composta e interpretada por Reynaldo Bessa para o audiodrama "Sabores do Saber". O próprio Bessa também dá voz ao poema Paulofreirar, escrito por mim, Marcelo Abud, durante o processo de criação do material para o Instituto Claro. 

Outro destaque, no áudio, é a inauguração da Ocupação Paulo Freire no Itaú Cultural, em São Paulo. A 53ª edição deste tipo de exposição faz um convite ao público: venham conhecer – e reinventar – a prática desse professor que nos orienta a redescobrir as palavras e a reescrever o mundo. Também haverá uma série de conteúdos em www.itaucultural.org.br. 

Ouça episódio 134 do podcast Peças Raras na sua plataforma de áudio preferida ou no player abaixo:
Sobre o site do Instituto Claro
No dia 19 de setembro comemora-se o centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e considerado um dos mais importantes pensadores mundiais para este tema. Para celebrar a memória deste incentivador da alfabetização no País, o Instituto Claro lança uma série especial, com acesso gratuito, formada por conteúdo digital multimídia de referência para docentes e público em geral.
Entre os materiais disponibilizados no site do Instituto Claro, estão: um podcast sobre cidadania, com participação do Frei Betto; dois podcasts relacionados à educação, sendo uma entrevista com Paulo Roberto Padilha, sobre os tempos de fake news, e um audiodrama com texto de Fernando Silveira e trilha sonora original de Reynaldo Bessa, abordando pensamentos de Freire em prol da educação; um vídeo sobre o livro Pedagogia da Esperança; uma reportagem a respeito da permeabilidade do pensamento freiriano; planos de aula abordando os temas ‘Alfabetização inspirada em Paulo Freire’ e ‘Paulo Freire e a histórica da educação popular no Brasil’ e uma linha do tempo contemplando a cronologia da vida e obras de Paulo Freire.
Para ter acesso ao conteúdo exclusivo, basta visitar o site: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-aprender/estudos/paulo-freire-100-anos/

Acesse o teaser com os bastidores do site do Instituto Claro:
Sobre a Ocupação Paulo Freire no Itaú Cultural
Procurando “crescer e permutar” com o humano, Paulo Freire caminhou, durante sua vida, por conceitos como pluralidade, transcendência, diálogo, humildade, trabalho e amor. Reverenciado mundialmente, o filósofo, escritor e educador pernambucano ensinou a leitura da palavra escrita – e, assim, a possibilidade da leitura do mundo – a 300 pessoas do município de Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma célebre empreitada que marcou a história da educação no país.
Ocupação contará também com um site (disponível a partir de 18 de setembro de 2021), que trará uma série de conteúdos e informações adicionais aos encontrados no espaço físico, e uma publicação impressa e digital.
Ocupação Paulo Freire
sábado 18 de setembro de 2021  a domingo 5 de dezembro de 2021  terça a domingo 11h às 19h piso Multiúso Entrada gratuita
[livre para todos os públicos]
Itaú Cultural  Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP  [próximo à estação Brigadeiro do metrô]

Abaixo, o vídeo com um teaser da Ocupação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast