quarta-feira, março 31, 2010

Pela Rádio Nacional do RJ, a Paixão de Cristo




A história de Nosso Senhor Jesus Cristo em forma de radioteatro. Esta era a atração tradicional de todo ano na emissora de maior audiência no Brasil dos anos 40 e 50. A Collector’s Editora permite que o ouvinte tenha a noção exata da incrível radiofonização levada ao ar durante a Semana Santa, em 7 capítulos.


Acompanhe aqui o capítulo 1 do radioteatro Nosso Senhor Jesus Cristo.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Se você tem interesse em ouvir os outros capítulos dessa incrível saga, o contato da Collector’s é: 0**21 3643-6700
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 13:00h às 18:00h

Clique aqui para ler mais e acompanhar a ficha técnica do elenco envolvido na radiofonização da história de Nosso Senhor Jesus Cristo.


CONTRAPONTO: A VERSÃO CAPITAL DE ELI CORRÊA
O rádio passa por intensas transformações depois que a televisão (a partir do final dos anos 1950) começa a chegar aos lares brasileiros. Sem a mesma verba de antes, já que perde parte da publicidade para o então novo meio, o rádio chega a ser dado como morto à época. O novo rumo que segue tem a ver com o advento do transistor, tecnologia que permite ao rádio estar com a pessoa a qualquer hora e lugar. A mobilidade e a portabilidade se tornam as principais características da retomada do mais antigo MCM (Meio de Comunicação de Massa).

Outra mudança considerável é a necessidade de se adaptar à nova realidade financeira. Ao perder, além de parcela da verba publicitária, seus principais profissionais e gêneros de programa para a TV, surgem os novos comunicadores. Gente capaz de interpretar - apenas com o auxílio de um sonoplasta e da equipe de produção - histórias que antes envolviam, aproximadamente, 50 profissionais para levar ao ar uma novela ou teatro pelo rádio.

Eli Corrêa e a sua carta da saudade e Gil Gomes com seus casos policiais são exemplos deste novo gênero de narrativa que ganha espaço sobretudo a partir da década de 70 no Brasil.

Comprove como o rádio continua a usar expedientes parecidos com o da sua fase de ouro, só que adaptados à nova fase do meio. Eli Corrêa, assim como fazia a Rádio Nacional de outrora, leva ao ar às vésperas da Páscoa, a Paixão de Cristo em capítulos em sua Carta das Oito.

- Ouça aqui Eli Corrêa dando voz e emoção às histórias e os milagres de Cristo - Parte 1

- Histórias e Milagres de Cristo - Parte 2

- Histórias e Milagres de Cristo - Parte 3

- Histórias e Milagres de Cristo - Parte 4

- Histórias e Milagres de Cristo - Parte 5

O restante desta história pode ser acessado no site da Rádio Capital (em "programas" / "Eli Corrêa" / "das 8 às 9 horas") ou ser ouvida pelos 1040 KHz do AM paulistano.

Nenhum comentário: